
Com o WhatsApp e vários outros aplicativos de mensagens que existem no mercado, muitas empresas se esquecem e não percebem o potencial do SMS como uma ferramenta moderna, consolidada e super eficaz. Com vasto alcance, por não depender na Internet, e alta taxa de leitura, o SMS bem utilizado pode causar considerável avanço na interação entre empresas, clientes e colaboradores.
O serviço de mensagens curtas (em inglês: Short Message Service, SMS) está disponível em celulares digitais desde a década de 1980 e existem muitas maneiras de usar a tecnologia em benefício do seu negócio. Hoje, o SMS é a ferramenta mais profissional e eficaz que temos relacionado a tecnologia e segurança, aproximando pessoas às empresas de forma tecnológica e rápida.
Confira as dicas que preparamos:
1. Estreite laços com os clientes
Mesmo na hora de fazer uma cobrança, um SMS pode ser bem menos constrangedor do que receber uma ligação. Uma empresa pequena não pode ter altas taxas de inadimplência e uma ferramenta eficiente como esta poderia ajudar a não comprometer o orçamento.
2. Faça cobranças de maneira eficaz
Uma das vantagens do SMS é que as pessoas realmente recebem e leem. Como o celular está sempre à mão, não existe aquele problema de não verificar a caixa de e-mail. A leitura de um SMS é praticamente automática e, por isso, se tornou uma excelente ferramenta para enviar lembretes de cobranças. Com um software de gestão, esse envio pode inclusive ser automatizado. Um cliente pode receber um boleto de pagamento ou um lembrete alguns dias antes do prazo.
3. Envie segunda via de documentos
Seu cliente perdeu a conta ou o boleto de pagamento? Uma maneira simples de enviar a segunda via para ele é por SMS, enviando o código de barras para que dali mesmo ele faça o pagamento via Internet banking. Bem prático não? Quanto mais ferramentas desse tipo oferecer aos clientes, maiores as chances de fidelização.
4. Marketing
Alguns especialistas dizem que campanhas de marketing feitas baseadas em SMS chegam a ter uma taxa de retorno até 8 vezes maior do que outras de e-mail marketing. Pode ser o envio de promoções, informações sobre novos produtos ou serviços que sua empresa vai começar a vender. Comece já a testar e veja os resultados. Dizem ser um ótimo estimulador para compras por impulso.
5. Gatilhos para envio de informações
Já falamos que o SMS é uma tecnologia super eficiente e moderna. Atualmente, ela tem sido aperfeiçoada com os softwares de gestão, tornando possível, por exemplo, automatizar o envio das mensagens com gatilhos de envio. De maneira prática e rápida, você pode escolher grupos de clientes a atingir, periodicidade, idade, escolaridade, região, etc. Depois que tiver os padrões é só definir os gatilhos para envio automático. A performance de suas campanhas irá melhorar.
6. Bom relacionamento com sua equipe
Mesmo que sua empresa não seja tão grande, pode ser que a comunicação com os funcionários fique prejudicada. Já pensou em incluir o SMS na sua estratégia de RH? Envio de convites de eventos, informações sobre treinamentos e até mensagens de “feliz aniversário” podem ser inseridas em SMS que farão seus colaboradores se sentirem mais integrados e prestigiados na empresa.
Seja para cobrança, gatilhos de envio de promoções ou para marketing, o SMS é uma ótima ferramenta para mostrar que sua empresa está antenada e usa soluções modernas. As empresas não podem ficar sem tecnologia, sem segurança, sem cobrança instantânea, sem confirmações de consultas, sem pagamento por perda de boletos ou esquecimento. Ele é aliado para não deixar coisas importantes serem esquecidas. A taxa de 98% de leitura é a melhor em todos os meios de comunicação existente.
A SMS Empresa é uma empresa parceira e residente do Hub Cerrado, que presta serviços de envio de SMS com excelência e qualidade. Estão inclusos serviços de envio agendado de links, imagens, boletos, quiz direto com cliente/empresa ou colaborador/empresa, integração com sistemas via API, alerta de segurança, e autenticação (envio de token), tudo sendo acompanhado por relatórios e acompanhamento do analítico do SMS.
Para mais informações, acesse o site da empresa e aproveite para conhecer sua história com os fundadores Alfredo Fonseca e Lucas Fonseca, no primeiro episódio do Cerrado Cast.
Via SMS Empresa.