A PontoGet é uma empresa que tem transformado a realidade de outras empresas através da educação empreendedora e da cultura de inovação. Eles acreditam, portanto, que a inovação é a principal característica que diferencia as empresas nesta era digital e altamente conectada.

mentoria

Através de um olhar centrado, antes de mais nada, nas pessoas que fazem parte destas empresas. buscam formas eficientes de melhorar os processos, os serviços e as tecnologias de seus clientes e parceiros.

Mas nem sempre foi assim, conversamos com Vandré Sales, Co Founder e CEO da PontoGet, para entendermos os detalhes da história que transformou essa empresa no que é hoje.

O COMEÇO DESSA HISTÓRIA

No ano de 2010, em um curso de Engenharia da computação na Universidade Federal de Goiás, cinco amigos, Vandré, Frederico, Lucas, Murilo e Ricardo tiveram a ideia de começarem juntos e de modo informal, uma empresa de desenvolvimento de softwere, focada em desenvolvimento de aplicativos para SmartPhones.

Só para contextualizar, os aplicativos para smartphones começaram a surgir no ano de 2007, mas se você puxar na memória vai se lembrar que até mais ou menos o ano de 2009 quase ninguém usava aplicativo no celular, ou melhor, poucas pessoas tinham um smartphone.

Esse era um mercado muito pouco explorado, e assim, aprendendo juntos e desbravando esse ramo da tecnologia, nasceu a PontoGet Inovação App, uma empresa focada em ajudar outras empresas a saírem do mundo analógico e migrarem pro mundo digital, ajudando a desenvolver tecnologias e plataformas que auxiliassem essas organizações a acompanharem as transformações do mercado.

COMPARTILHAR É NECESSÁRIO

Um tempo depois da fundação da PontoGet inovação App, os cinco sócios começaram a procurar um espaço adequado, já que precisavam de um lugar que atendessem as necessidades da empresa, um lugar para colocar os planos em prática.

Frederico ouviu falar sobre um novo modelo de espaço de trabalho que estava surgindo ao redor do mundo, os espaços de coworking e despertaram nos outro sócios um interesse por trabalhar em um lugar inovador, podendo trocar experiências com outras empresas e desfrutar das vantagens que trabalhar em um local como esse proporciona.

Acontece que, em primeiro lugar, no ano de 2010, existia apenas um coworking no Brasil, que havia começado há alguns meses e funcionava no estado de São Paulo. Ao estudar esse modelo de negócio e elencar todos os benefícios que a PontoGet poderia desfrutar funcionando em um lugar como esse, os sócios chegaram a uma conclusão:

Se não tem coworking aqui em Goiânia, e a gente queria trabalhar em um coworking, então vamos criar um. A gente coloca nossa empresa para funcionar la e oferece a estrutura para outras empresas que se interessarem.

Assim, no ano de 2012, foi inaugurado o PontoGet Coworking. Uma ferramenta para movimentar o ecossistema de colaboração e cocriação.

TIPS: UMA STARTUP DA PONTOGET.

nesse meio tempo, os seis sócios decidiram também criar uma Startup chamada Tips. A tips assou por um programa de aceleração de StartUps do Governo Federal chamado StartUp Brasil, a primeira iniciativa brasileira para fomentar o desenvolvimento desse modelo de negócio.

Foram contemplados com um investimento do Governo de R$ 250 000 reais. Além de um programa de aceleração que aconteceu no Espirito Santo, e levou os cinco amigos e sócios a morarem nesse estado durante seis meses.

Um ano após o retorno do Espirito Santo, a PontoGet coworking foi fechada para que pudesse focar total e integralmente no Tips e na PontoGet Inovação.

No ano de 2016, os sócios receberam uma proposta de uma empresa de meio de pagamento que se interessou em incorporar a tecnologia da StartUp. Logo depois de um período de negociação, o modelo de negócio e a tecnologia do Tips foi vendido para essa empresa.

UMA NOVA FASE

Após a venda do Tips, cada um desses sócios seguiu um caminho diferente de acordo com as oportunidades que surgiram. Murilo se tornou coordenador regional da 99 pop, Ricardo foi convidado para ser desenvolvedor em um StartUp na Inglaterra, Fred foi convidado para voltar para um StartUp que havia ajudado a criar há anos atrás, etc.

Vandré decidiu, portanto, usar toda a experiencia e aprendizado que havia obtido nessa trajetória para dar um novo rumo para o PontoGet, com a ajuda de um novo sócio, Paolo Petrelli.

Com os conhecimentos somados, Paolo e Vandré criaram, em 2016, uma metodologia exclusiva para ajudar médias e grandes empresas tradicionais a inovarem usando os conhecimentos de startups. É isso que tem feito nos ultimos três anos.

QUATRO SÓCIOS DA PONTOGET

Em 2018, Vandré e Paolo começaram a entender a necessidade de se incorporar o pensamento ágil como uma metodologia. Não só voltada para a tecnologia, mas para as demais áreas de uma empresa. Para suprir essa necessidade foram convidados para compor o time de sócios Messias Reis e Marsal Melo.

Os quatro sócios mudaram o olhar quando a atividade principal da empresa. A maior diferença entre PontoGet de 2010 e a de 2019 é que primeiramente a empresa era voltada para o desenvolvimento de tecnologia. Hoje a atividade principal é o desenvolvimento de novos modelos de negócios. A maior mudança é que eles deixaram de priorizar a tecnologia para priorizar o pensamento do modelo de negócios através da tecnologia.

Tecnologia por si só não muda o mundo e o mindset das pessoas, o que muda o mundo é, sem dúvida, o pensamento inovador dos modelos de negócios, e a tecnologia precisa, sem dúvidas, entrar como suporte e não como alicerce principal. Isso é o mais importante.

Inovação: Versão 1.3.7

Como uma forma de também não continuar onde estão, evoluir e melhorar. a PontoGet se organiza em versões, como as de um Softwere, visto que entendem que precisam sempre se atualizar e melhorar.

Hoje, na versão 1.3.7, a PontoGet se tornou uma empresa que transfere conhecimento, metodologia e processo do mundo das StartUps para empresas tradicionais que tem o interesse de acompanhar o ritmo do mercado, e não se sentirem ameaçados. O objetivo principal é difundir a cultura da inovação.

Uma empresa focada em ajudar a mudar o mindset de pessoas que trabalham em empresas tradicionais. Quanto a inovação e pensamento ágil, uma vez que essas são duas habilidades fundamentais para a empresa que quer sobreviver em um mercado cada vez mais rápido e inconstante.

PontoGet responde: Por quê coworking?

A PontoGet funciona hoje dentro do Hub Cerrado, e desde que entraram para o seu primeiro coworking (PontoGet Coworking) nunca mais saíram.

coworking pontoget

Nós entendemos que colaboração e a cocriação são peças estratégicas sempre que a gente quer criar negócios diferentes. Sem dúvida, quando você esta em um ambiente compartilhado você não esta só compartilhando infraestrutura física. Você esta compartilhado algo que não tem como medir o valor. Rede de contatos, networking qualificado, pensamento criativo, até a energia que existe nas pessoas.

Uma vez que aqui, para onde eu olho eu consigo ver as pessoas criando. Fazendo coisas de um jeito diferente. Ou seja, é um ambiente muito saudável para se trabalhar, é um lugar que respira criatividade, inovação, networking. E a gente entende que a PontoGet precisa disso, no dia que nós sairmos desse ambiente compartilhado nós vamos começar a ser mais do mesmo.

Vandré Sales, CEO da PontoGet.

Consultoria x Mentoria

A PontoGet muitas vezes é vista no mercado como uma empresa de consultoria, mas na verdade é uma empresa de mentoria. A grande diferença, porém, esta no método usado para alcançar o resultado desejado.

A mentoria deixa de ser um processo que alguém faz por você e passa a ser um processo que alguém faz junto com você. Visto que o foco é ensinar essas pessoas a inovarem, de modo que consigam repetir o processo quantas vezes acharem necessário depois. Só assim, as pessoas que trabalham na empresa poderão ser transformadas, para mudar tudo que julguem necessário.

Ao passo que, hoje a PontoGet oferece três grandes grupos de serviço.

  • Em primeiro lugar: treinamentos, workshops e cursos sobre Educação empreendedora e pensamento ágil.
  • Em segundo lugar: Mentoria para modelagem de negócios inovadores
  • Por fim, gestão da inovação contínua
mentoria pontoget

E através do compartilhamento de todo o conhecimento adquirido. através da experiência e muito estudo, tem ajudado, portanto, muitas empresas a retornarem pro mercado de forma influente e participativa. Ajudam a acompanharem os desdobramentos que são consequência de um mundo globalizado e altamente inovador. Já que capacitam uma equipe de profissionais qualificados para trazer para as empresas tudo o que é necessário para que isso aconteça.

Gostou da história da PontoGet?

Enfim, deu para perceber que essa é uma empresa que não para e está sempre em constante transformação. Continue acompanhando essa história e aprendendo sobre educação empreendedora e inovação. Siga a PontoGet nas redes sociais e fique ligado no Blog cheio de conteúdo inovador.

https://blog.pontoget.com.br/

https://www.instagram.com/pontogetinovacao/

Deixe um comentário

× Entre em contato AGORA!