Você sabe o que é gestão fiscal? Sistema público de escrituração digital? Sabe como funciona a emissão de nota fiscal eletrônica? Todas essas questões, que nos parecem complexas e muito burocráticas são o assunto de trabalho da OOBJ, uma empresa Goiana, referência no Brasil em desenvolvimento de soluções para emissão, assim como, recebimento, guarda e inteligência com Big Data à partir dos Documentos Fiscais Eletrônicos (NF-e, CT-e, MDF-e, NFS-e, NFC-e e SAT).


fachada da empresa goiana

Primeiramente, vamos entender como tudo isso funciona?
Conversei com o Hugo, um dos três sócios da OOBJ e ele me contou um pouco da história dessa empresa e, em suma, me explicou quais implicações a criação da empresa trouxe para esse mercado e me deu muito exemplos para entender um pouco mais sobre o assunto.

Até o ano de 2008, as empresas do ramo B2B emitiam suas notas fiscais, usando um modelo de formulário contínuo para cada venda que efetuavam (para cada venda tinham-se a impressão de 5 vias de formulário). Funcionava mais ou menos assim:  Uma fábrica de ferramentas, por exemplo, pedia para o FISCO ( conjunto de órgãos públicos responsável pela determinação e arrecadação de impostos, taxas etc) uma liberação de uma quantidade de números, esperavam a solicitação ser atendida e imprimiam em empresas especializadas. Esse era um processo extremamente burocrático e muitas vezes demorado.

Como essa história começou?

Mas na verdade, a história da OOBJ começa no ano de 2005, quando Hugo e Jonathas, dois dos três sócios da empresa hoje em dia, colegas de trabalho em uma empresa que prestava serviço para a Secretaria da Fazenda, foram chamados para participar da definição e do desenvolvimento do Software receptor de notas fiscais eletrônicas que se tornaria uma obrigatoriedade para muitas empresas em breve. Trabalharam juntos nesse projeto até que ele fosse finalizado com mérito, uma vez que se tornou uma referência mundial. Cinco estados foram escolhidos para o projeto piloto: Goiás, Santa Catarina, Bahia, bem como São Paulo e Rio Grande do Sul. Dia 15 de Setembro de 2007, a primeira nota fiscal eletrônica foi emitida no país, pela Petrobrás,em Goiás.

No final desse tempo, perceberam um mercado em ascensão: O Software criado existia como um receptor de notas fiscais, mas quem ajudaria as empresas a lidarem com as transformações que esse mercado estava sofrendo? Hugo e Jonathas, nas horas vagas entre o expediente na empresa que trabalhavam, construíram uma solução, com o intuito de ajudar essas empresas que, até Abril de 2008, teriam que colocar em prática as novas obrigatoriedades quanto a emissão de nota fiscal. E assim, em março do ano de 2008, a OOBJ nasceu, com o intuito de levar uma solução até as empresas que precisavam suprir uma dor.

OOBJ: De Goiás para o Brasil.

reunião em Goiás

Depois de um tempo e algumas dificuldades encontradas no caminho, em virtude da falta de uma carteira de clientes já consolidada, próximo ao primeiro dia da vigência da obrigatoriedade, que seria dia 1 de abril de 2008, uma empresa se interessou pela solução, e posteriormente a uma negociação, fechou negócio. 

Ao passo que, a partir do primeiro cliente muitos outros começaram a se interessar e contratar o serviço. Nesse período, os dois sócios e amigos tiveram algumas propostas de compra da empresa que os tiravam da sociedade e os contratavam como funcionários, mas por acreditarem na ideia que tinham e no sonho pelo qual estavam lutando, decidiram negar as propostas e continuar “caminhando com as próprias pernas”. Até que no mês de agosto 50% das cotas da empresa foram adquiridas pela empresa E-Sales (que, acima de tudo, possui 17 anos de mercado no segmento de integração de software), passando a fazer parte do Grupo E-Sales .

“Ninguém compra o sonho de ninguém”

Hugo

Grupo E-Sales

Dentro do grupo E-Sales a OOBJ tem se transformado na maior empresa especializada nesse tipo de serviço no país. Mas isso não significa que o objetivo foi alcançado e é hora de buscar por estabilidade, o bom empreendedor trabalha olhando para o próximo passo.

code grupo E-Sales

A empresa tem evoluído com outra soluções, de forma que não existam apenas para atender o viés fiscal, mas para usar o documento fiscal nas áreas de logística, financeiro, comercial , de forma a explorar sua missão: “Promover inovação a partir de todas as oportunidades criadas pelos documentos fiscais eletrônicos.”

Vamos ver alguns passos e conquistas que a OOBJ tem obtido ao longo desses anos.

2008 Primeiramente, a OOBJ foi uma das pioneiras no Brasil na emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

2009 Em segundo lugar, a OOBJ foi Responsável pelo 1º Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) emitido em Goiás, em parceria com a Transportadora Transpaulo.

2011 Em terceiro lugar foi participante do Projeto Piloto da Manifestação do Destinatário com a Panpharma, distribuidora de medicamentos.

2012 Ao mesmo tempo, foi participante do Projeto Piloto NFCe (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica), com o grupo Paquetá.

2013 Emissão da primeira NFCe por meio de dispositivos móveis com o Grupo Paquetá – Projeto Loja do Futuro .

2014 Ganhador do Projeto de Subvenção Econômica para DFe (FAPEG/FINEP): Alta Performance e Escalabilidade .

Nasce o Noov

2015 Emissão da primeira NFCe em Produção no Estado de Goiás, junto à Fujioka.

Nesse ano também, nasceu o Noov, uma StartUp do grupo, que não só possibilita um backup na nuvem de todas as suas notas fiscais, como também da a oportunidade de explorar esses dados e transformá-los em informações estratégicas para o negócio com aplicativos do MarketPlace.

2016 Participante de Programa de Inovação da Samsung com o Noov 

2017 Primeira empresa no País a emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor (NFC-e) através de máquina de cartão –  bem como, as ações de pré-conta, pagamento, CPF na nota e emissão do cupom fiscal serem realizadas no mesmo equipamento.

2018 Noov – Solução de Gestão de bonificação dos distribuidores com o uso da NF-e para indústria de Eletro-Eletrônico;

A carteira de clientes não nos deixa mentir

A OOBJ se destaca pelo bom atendimento, conforme a filosofia da empresa. Ter clientes como Danone, Samsung, Outback, Atlas Schindler, Coca-Cola, Anglo American, O Boticário, Coco Bambu, AGCO e muitos outros nomes do cenário nacional, exige um nível de excelência em atendimento e suporte que, inegavelmente, a OOBJ tem conseguido atingir. Uma empresa Goiana referência no Brasil no quesito atendimento.

atendimento ao clientes oobj

Mas não existe a possibilidade de oferecer ao cliente um bom atendimento, com uma equipe desqualificada ou insatisfeita. Por acreditar nisso a OOBJ também tem investido muito na formação de profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho de forma realmente significativa, com a finalidade de gerar frutos, e é perceptível que isso tem acontecido desde o espaço físico da empresa até os benefícios propostos ao funcionários, como aulas de inglês no horário comercial. 

Hoje a OOBJ tem uma média de 50 funcionários, divididos entre marketing/comercial, operação (suporte e desenvolvimento) e administrativo/financeiro.

equipe oobj

A jornada inovadora da oobj.

Percebi, portanto, que a OOBJ iniciou, há muitos anos, uma jornada que temos visto muitas grandes empresas percorrerem ultimamente. Trazer uma solução para um serviço que, apesar de importante, é demorado, burocrático, caro, desrespeitoso com o meio ambiente e muitas vezes falho. É isso que vimos acontecer com a substituição das locadoras pelo Netflix. Dos programas de download de música, pelo Spotify. Dos táxis, pelos ubers e, sem dúvida, muitos outros exemplos poderiam ser citados aqui. 

Fica, portanto, o ensinamento que a OOBJ tem deixado para o mercado Goiano. Quando fazemos com excelência levamos o nosso negócio para um patamar cada vez mais elevado. Buscando, ao mesmo tempo, suprir uma necessidade do mercado, desburocratizando os processos, atendendo com primazia e oferecendo condições de trabalho recompensantes para os funcionários. Em síntese, é isso que a OOBJ tem feito. Uma empresa Goiana referência no Brasil.

Gostou dessa história? Quer saber mais?

Acompanhe o trabalho através do site

https://www.oobj.com.br/

Até a próxima!

Deixe um comentário

× Entre em contato AGORA!