A pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio as pequenas empresas. Alguns sofrem com a queda de faturamento, outros não resistiram e fecharam as portas permanentemente. Mas aqueles que sobreviverem à crise e talvez até conseguirem crescer no período encontrarão novas oportunidades. Em artigo para a Forbes, o empreendedor Eric Brotman elencou alguns pontos que podem ser aproveitados pelos pequenos empresários neste novo cenário:

Novos talentos
Com a crise, muitas pessoas talentosas podem ficar desempregadas, o que significa que os negócios que continuarem contratando terão a oportunidade de escolher ótimos candidatos. O empreendedor destaca que aqueles que continuarem contratando terão a vantagem de poder trazer esses novos talentos a um custo mais baixo. Isso porque o emprego segue o princípio básico de oferta e demanda: com mais pessoas sem trabalho do que vagas, salários e remunerações podem cair.

A distância deixa de ser um problema
Ao abrir vagas de trabalho remoto, a empresa não precisa mais ficar limitada a uma certa distância na escolha de candidatos: é possível contratar os melhores talentos, independentemente da localização.

O e-commerce é rei
O mundo ficou sem contato e as lojas físicas têm sido fortemente atingidas. Por isso, o empreendedor destaca que empresas que puderem entregar seus produtos e serviços virtualmente terão mais sucesso. Nesse novo cenário, para se manter relevante, será preciso encontrar maneiras de reduzir o contato, seja por meio da introdução de opções de pagamento digital, seja oferecendo o serviço de retirada na calçada.

A lição
Barton afirma: essa é a triste realidade. Muitos negócios não vão reabrir. Além disso, restaurantes, empresas de marketing, salões de beleza e setores que dependem de clientes pessoais podem não se recuperar totalmente.

Contudo, o empreendedor afirma que, para aqueles que sobreviverem à tempestade Covid-19, haverá menos concorrência tanto por clientes quanto por novos talentos. Portanto, para aqueles que possuem um negócio que ainda está aberto, essa é a hora de conquistar qualquer tipo de participação de mercado que puder e trazer talentos que mudem sua empresa para melhor.

(fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios)

Deixe um comentário

× Entre em contato AGORA!